QUERO DOAR R$ 20,00

terça-feira, 28 de março de 2017

// // Leave a Comment

O que acontecerá com a Aposentadoria por Idade após reforma.

reforma da previdência, aposentadoria por idade, previdência social

Neste artigo vamos tratar do que irá acontecer com a aposentadoria por idade após a publicação da reforma da previdência, caso seja aprovada da forma que foi proposta.

Para saber como será impactado pela reforma da previdência no tocante a aposentadoria por idade é preciso separar os segurados conforme as seguintes situações:

1 – Segurado homem com 50 anos de idade e mulher com 45 anos de idade, completados até um dia antes do início da vigência da nova norma:

a) Terá direito adquirido – se contar com 15 anos de contribuição, ou mais. Não será afetado pela reforma e poderá se aposentar quando completar a idade, 60 anos para mulheres e 65 anos para os homens.

b) Regra de transição – se contar com menos de 15 anos de contribuição terá que pagar um pedágio, aumento das contribuições, de 50% do tempo que faltar para completar os 15 anos. Exemplo: Se faltava 10 anos para completar 15 terá que contribuir esses 10 anos e mais 5 para se aposentar. Neste caso a idade não se altera, tendo que pagar pedágio somente no tempo de contribuição.

Observação: Para saber quanto falta faça a seguinte soma: 15 menos o tempo que possui agora multiplicado por 1,5.




2 – Segurado homem com menos de 50 anos e mulher com menos de 45 anos:

Neste caso terão que contribuir até completar 25 anos para poder se aposentar aos 65 anos de idade. Para ter direito será preciso combinar a idade de 65 anos com o tempo mínimo de 25 anos de contribuição.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível. 

Fórum do Consultor Previdenciário

0 comentários:

Artigos em Destaque