QUERO DOAR R$ 20,00

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

// // Leave a Comment

Benefício Deferido ou Indeferido na Previdência Social.

Benefício Deferido ou Indeferido na Previdência Social.

Quando o segurado da Previdência Social requerer um benefício, principalmente de aposentadoria ou pensão, precisa acompanhar o andamento do processo. Para fazer isso pode ir, pessoalmente, na agência onde protocolou o pedido ou acessar, via internet, o site da Previdência.

Para consultar via internet basta preencher os dados exigidos no formulário apresentado, que são:
  • número do benefício;
  • nome do titular do benefício;
  • data de nascimento do titular do benefício;
  • CPF do titular do benefício e
  • letras de confirmação que aparecem à direita da imagem.
Observação: Os dados acima devem ser exatamente iguais ao que consta no cadastro da Previdência Social e sempre em nome do titular, ou seja, mesmo que seja um menor representado são os dados deste que devem ser preenchidos e não os do representante.

A dúvida mais comum é quanto aos termos que aparecem após a consulta realizada e seus significados. Para saber se o processo já foi concluído é preciso verificar se o resultado da consulta traz o termo DEFERIDO, se constar INDEFERIDO significa que o pedido foi negado. Nesse caso terá que procurar a agência onde o pedido foi feito para saber o que houve e apresentar recurso.

Os resultados possíveis são:
  • Deferido, que quer dizer que o benefício foi concedido.
  • Indeferido, que quer dizer que o benefício não foi concedido.
  • Habilitado, que quer dizer que o pedido encontra-se registrado, porém aguarda análise para ser concluído.
  • Cessado, significa que foi concedido mas a data final foi anterior à data em que a consulta foi realizada. Isso ocorre nos casos de benefício com data certa para cessar, como o salário-maternidade, ou que possa ter data de cessação fixada pela Previdência, como no caso do auxílio-doença que pode ser concedido com data fim igual à data em que a perícia foi realizada.
Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

0 comentários:

Artigos em Destaque