QUERO DOAR R$ 20,00

segunda-feira, 11 de abril de 2016

// // Leave a Comment

Da Importância de Conferir as Contribuições na Previdência Social.

 Da Importância de Conferir as Contribuições na Previdência Social.
Neste artigo o Consultor Previdenciário vai tratar da importância, para o segurado da Previdência Social, de realizar conferência periódica do seu cadastro quanto ao registro dos empregos que teve ao longo da vida e das contribuições avulsas que tenha realizado.

A relação do cidadão com a Previdência Social envolve quase a vida toda, pois para obter uma aposentadoria precisa contribuir por muitos anos. Quem deixa para verificar sua situação perante a Previdência Social somente quando decide, ou tem necessidade, de requerer um benefício pode ter muitas dificuldades com empregos e contribuições que não constem nos registros do INSS.

Todo segurado deve consultar, periodicamente, seu cadastro perante a Previdência Social para verificar se tudo o que contribuiu está corretamente registrado. Para regularizar um vínculo empregatício é preciso apresentar uma série de documentos e quanto mais antigo for mais difícil de encontrar a empresa ou seus antigos proprietários caso já esteja desativada.

O segurado da Previdência Social deve obter um extrato de vínculos e contribuições, junto ao INSS, e efetuar uma conferência com seus documentos e, em caso de algum erro, deve agendar um atendimento para fins de acerto. Isso evita transtornos para quando for requerer um benefício.

Para obter o extrato de vínculos e contribuições é preciso que o segurado compareça em uma agência do INSS com seus documentos pessoais. Quem for correntista dos bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal podem retirar o extrato nos caixas eletrônicos. Pela internet só é possível tirar extrato se o segurado cadastrar, previamente, uma senha de acesso junto a uma agência do INSS.


Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.


Fórum do Consultor Previdenciário

0 comentários:

Artigos em Destaque