QUERO DOAR R$ 20,00

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

// // 13 comments

Como requerer Aposentadoria por Idade na Previdência Social.

Como requerer Aposentadoria por Idade na Previdência Social.

Neste artigo o Consultor Previdenciário vai tratar dos procedimentos básicos que o segurado da Previdência Social deve adotar para requerer o benefício de aposentadoria por idade.

Para que um segurado da Previdência Social tenha direito ao benefício de aposentadoria por idade precisa combinar idade mínima com carência mínima, sendo: 65 anos de idade para os homens e 60 anos de idade para as mulheres, desde que, ambos, tem um mínimo de 180 meses, 15 anos, de contribuição. Veja mais sobre esse assunto neste artigo: Aposentadoria por Idade na Previdência Social.

Para requerer o benefício o segurado deverá seguir os seguintes procedimentos:

1 – Conferir o tempo de contribuição. Para isso pode ir ao INSS e pedir um extrato de vínculos e contribuições ou separar suas carteiras de trabalho e guias de contribuição e fazer uma contagem de tempo. Saiba como simular seu tempo de contribuição lendo este artigo: O INSS e como simular tempo de contribuição.

2 – Agendar o atendimento. No dia que completar a idade, ou após essa data, o requerente deve ligar para o fone 135, ou acessar o site da Previdência Social, e fazer o agendamento do atendimento no INSS. Para agendar precisa ter os documentos pessoais e o número do PIS ou NIT.

3 – Separar os documentos pessoais, tais como identidade, CPF, certidão de casamento, ou de nascimento, carteira de trabalho e guias de recolhimento de contribuição. No dia agendado deve levar os documentos originais e cópias simples. No INSS ficarão com as cópias e devolverão os originais.

4 – No dia agendado comparece a agência do INSS, com antecedência mínima de 15 minutos, e procura o setor de entrega de senhas para registrar sua presença e obter a senha de atendimento.

O benefício de aposentadoria por idade é bem simples, por isso o requerente não deve ficar muito preocupado, pois caso falte algum documento o INSS concederá um prazo de 30 dias para que seja providenciado.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida assim que for possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

13 comentários:

Só o Caroço disse...

me informaram no inss, que quando a mulher fizesse 65, mesmo que nunca tivesse pago nada, pela idade, poderia aposentar, e quem é portador de necessidade especiais, nunca pagou, ja vou fazer 61, este ano, como fica meu casa? , por favor, preciso de orientação, pois não aguento trabalhar, pois tenho a bacia trincada, e laudos médicos, artrose, bico de papagaio

Catarino Alves disse...

Sugiro que vá ao INSS e procure essa pessoa que disse que há aposentadoria para quem nunca contribui para que ele explique, eu não sei sobre isso.

Marcia Padilha disse...

Boa tarde. Trabalhei por 2 anos na Secretaria da Saúde do Estado de Sao Paulo e era por contrato. Hoje moro em Goiás, como terei que fazer para que conste como tempo de serviço para aposentadoria por idade?

Catarino Alves disse...

Marcia
Tem que ver no órgão onde trabalhou para onde foi feito as contribuições previdenciárias e depois pedir uma certidão de tempo de contribuição para levar ao INSS.

Susu disse...

Minha irmã tem 96 contribuições pagas, e este ano 2016 ela completa 60 anos de idade.
Hoje ela esta impossibilitada de trabalhar, vive de ajuda dos filhos.
Como ela pode proceder para poder ter as 180 contribuições pagas ?
Ela pode pagar este tempo que falta todo ou tem que ser mensal ?

Catarino Alves disse...

Susu
Não tem como, só pagando mês a mês.

*.♥.*"JUST FRAN"*.♥.* disse...

Olá boa tarde!
Tem uma amiga da minha mãe que tem 65 anos e somente 8 anos de contribuição e por já estar com a saúde debilitada não pode mais trabalhar, como ela não está com carteira assinada não pode pedir auxílio doença, a pergunta que faço se é possível fazer o pagamento retroativo dos anos que faltam para ela se aposentar tudo de uma vez?

Catarino Alves disse...

Não tem como, só pagando mês a mês.

Jair disse...

Olá Doutor Catarino!
Boa tarde...
Fui ao INSS e atualizei meu endereço, bem como um vínculo empregatício
que ainda não constava no CNIS. Deixei tudo bonitinho. Agora eu comple-
tei a carência mínima (15anos,01 mês e 21 dias). Saí da agência com o
CNIS em mãos, mas esqueci de perguntar ao atendente se haveria necessi-
dade de levar comprovante de endereço e xerox de documentos no dia do
requerimento do benefício. As contas de água e luz da minha residência,
estão em nome da minha esposa. Tenho que mudar a titularidade? Também
tenho dúvidas sobre quais páginas da CTPS devo fazer as cópias. Em ju-
nho próximo vou dar entrada e ficaria muito agradecido se o sr. me ti-
rasse essas dúvidas.
Um abraço.

Catarino Alves disse...

Jair
Não precisa de comprovante de endereço, é declaratório. Tire cópia da sua identidade, cpf e todas as folhas que tiver anotação de contratos de trabalho e da página de identificação.

Jair disse...

Valeu Doutor! Era tudo que eu precisava saber.
Muito obrigado...

Mari machado disse...

eu tenho 63 anos mas tenho mais o menos 10 anos pago eu posso pagar por fora da carteira de trabalho porque estou trabelhando com carteira assinada ?

Consultor Previdenciário disse...

Mari

Se está empregada e tem recolhimento feito não adianta pagar por carnê, pois terá que esperar mais 5 anos do mesmo jeito e o pagamento a mais não traz nenhum ganho na renda final.

Artigos em Destaque