QUERO DOAR R$ 20,00

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

// // Leave a Comment

A Carta de Concessão de Benefício na Previdência Social.

A Carta de Concessão de Benefício na Previdência Social.

Neste artigo o Consultor Previdenciário vai tratar do que é carta de concessão de benefício da Previdência Social, quais informações ela traz e qual sua importância para o titular de benefício e como pode ser obtida.

O que é carta de concessão de benefício:

Quando um segurado da Previdência Social requerer um benefício, e este é concedido, a Previdência Social emite um documento com todos os dados de concessão, incluindo a data inicial do benefício, o valor da renda mensal, incluindo o cálculo que determinou o valor da renda inicial, e os dados do banco encarregado do pagamento das mensalidades. Esse documento se chama carta de concessão e memória de cálculo do benefício.

Qual a importância da carta de concessão de benefício:

A carta de concessão de benefício é importante para que o segurado possa conferir se seu pedido foi atendido da forma que requereu, se o cálculo está correto. Caso o segurado tenha requerido aposentadoria, ou pensão por morte, a carta de concessão autoriza o saque de valores existentes a título de FGTS ou PIS. Caso seja detectado alguma divergência, ou erro, é possível requerer revisão ou acerto.

Como obter a carta de concessão de benefício:

A carta de concessão é emitida automaticamente pela Previdência Social e enviada ao segurado no prazo de 15 dias a contar da data da efetiva concessão do benefício.

Caso o segurado não tenha recebido a carta de concessão pode emitir uma por meio do site da Previdência, sendo que somente a que é enviada pelo Correio pode ser usada para sacar FGTS ou PIS. Para receber as mensalidades do benefício basta comparecer ao banco com o número do benefício e os documentos pessoais.

Para obter a carta de concessão e memória de cálculo do benefício, por meio da internet, é preciso acessar o site da Previdência Social e preencher os seguintes dados na tela que se apresenta:

1 – Número do benefício;

2 – Data de nascimento do titular do benefício;

3 – Nome do titular do benefício;

4 – CPF do titular do benefício e

5 – Letras de confirmação que aparecem em uma imagem à direita.

O que é carta de concessão de benefício e onde obtê-la.

Observação: Caso haja valores a ser recebido em conta de FGTS e PIS é preciso aguardar a carta pelo Correio ou requerer segunda via no INSS, pois a que é emitida pela internet não traz a autorização expressa, somente os dados do benefício.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

0 comentários:

Artigos em Destaque