QUERO DOAR R$ 20,00

domingo, 4 de outubro de 2015

// // 6 comments

Como Simular Renda Mensal em Benefício do INSS

Como Simular Renda Mensal em Benefício do INSS

Neste artigo o Portal do Conhecimento Previdenciário vai tratar da possibilidade que todo segurado da Previdência Social tem de realizar uma simulação, pela internet, do valor que seria a renda mensal inicial em um benefício que pretenda requerer.

Quando um segurado vai ao INSS requerer um benefício, principalmente o de aposentadoria, sua maior expectativa é quanto vai ser sua renda mensal inicial. Muitos são os fatores que influenciam o cálculo da renda mensal nos benefícios do INSS, por isso a única maneira de fazer uma simulação é usando a ferramenta que a Previdência Social oferece em seu site. Para acessar o site clique neste LINK.

Fazer a simulação não é difícil, mas exige o trabalho de digitar os valores de contribuições feitas desde 07/94 até o mês anterior a data em que foi protocolado o pedido do benefício. Antes de acessar o site é preciso que o segurado saiba quais foram os valores de suas contribuições. Para que o cálculo fique correto terá que ir ao INSS e lá solicitar um extrato de vínculos e contribuições. Veja detalhes de como o INSS faz o cálculo da renda mensal dos benefícios neste artigo: O INSS e o cálculo da renda mensal dos benefícios.

Com todos os dados em mãos é só iniciar o trabalho. Na tela que se abre é preciso digitar os campos solicitados, no final o sistema irá dizer o valor simulado da renda mensal para o benefício escolhido. Na tela de simulação o sistema pede o tempo total de contribuição, não é necessário que coloque o tempo exato que possui, basta pôr o mais aproximado possível. Não adianta ir ao INSS e pedir essa simulação que eles não fazem, irão recomendar que faça via internet. Caso queira fazer a contagem do tempo de contribuição siga as recomendações deste artigo: O INSS e como simular tempo de contribuição para aposentadoria.

Fazer a simulação do valor da renda mensal é importante para que o segurado, com essa informação, tenha mais facilidade em decidir se está na hora de aposentar-se ou deve esperar mais um pouco. A renda mensal é feita pela média de contribuições e sofre redução, pelo fator previdenciário, de acordo com a idade do segurado, quanto mais jovem maior é a perda.

Em 17.06.2015 foi emitida a MP 676 que estabelece regras que, se cumpridas, retiram a aplicação do fator previdenciário. As regras são as seguintes: homem tem que somar a idade com o tempo de contribuição alcançando o número 95, sendo que o tempo mínimo é 35 anos de contribuição, mulher tem que somar a idade com o tempo de contribuição alcançando o número 85, sendo que o tempo mínimo de contribuição é de 30 anos.

Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

6 comentários:

Maria disse...

Boa noite!
Eu comecei a trabalhar como babá. Na carteira assinaram 1.300,00 . Porém com as horas extras que totaliza o salário de 1.860,00. Disseram que vão descontar INSS das horas extras também. Minha dúvida é, como comprovar na hora da aposentadoria o valor total se a carteira é assinada com outro valor? Aguardo, grata!

Catarino Alves disse...

Maria
Não importa o que está anotado em sua carteira, para o INSS o que vale é o valor contribuído pelo empregador.

Ali disse...

Estou a 2 dias tentando calcular pelo site. após preencher todos os anos de contribuição, ele solicita aquele famoso digite os caracteres ao lado e após vc clica para calcular. Aí que vem a raiva: volta p o início e tudo em branco... difícil assim..

Catarino Alves disse...

Eu não tenho como lhe ajudar, sugiro que ligue para o fone 135 para que veja se está com algum problema.

Motos disse...

BOA TARDE amigo
a empresa fecho mais nao por falecia, e mando pro exames médico e resultado foi inabito sinto dores nas costas fiz os exames levei no ortopedista ela falo que é hérnia e encaminho exames pra fazer a cirurgia, me deu um laudo da cirurgia com CID .
Não peguei o atestado de 15 dias isso é necessário pra da entrada no auxílio doença?
Já marquei com inss só tem vaga mês 09 posso fazer a cirurgia antes da perícia médica do inss?
Tenho direito a um ano de estabilidade depois da cirurgia e da recuperação ?
Nesse tempo até a perícia médica do inss vou recebe meu salário normal?
Não tinha essa doença adquirir na empresa pois nao usava EPI como a sinta lomba pois a empresa nao fornecia

Consultor Previdenciário disse...

Pode fazer a cirurgia antes da perícia, só terá garantia de emprego se a empresa emitiu a cat e registrou, só irá receber depois da perícia feita.

Artigos em Destaque